PASSISTOGRAFIA

Um breque...

Pausa no ritmo para saber um pouco mais sobre de onde eu vim, quem me fez assim....

Cada rebolado tem sua história

Neta do Baluarte da Estação Primeira de Mangueira, Ed Miranda Rosa (in memorian), e filha de um casal proprietário de um atelier de Alta Costura, que atendia às Velhas Guardas, Alas Comerciais, Compositores e Personagens Alegóricos de algumas escolas de samba do Rio de Janeiro, a citar: São Clemente, Império Serrano, Caprichosos de Pilares, Foliões de Botafogo e Estação Primeira de Mangueira.

Passista da Estação Primeira de Mangueira por 19 anos. Passista-show há 17 anos, fui diretora-adjunta da Ala de Passistas da Mangueira, nos carnavais de 2009 e 2010. 

Hoje estou como Musa, escolhida pela Comunidade da Estação Primeira de Mangueira, pelo sétimo ano consecutivo, desde o Carnaval de 2011. Até hoje,sempre desfilei na Mangueira.

Geógrafa, trabalho na Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, no Escritório de Gerenciamento de Projetos - EGP, como Gestora de Projetos Internos, de Grupos de Trabalho Transversais e Gestora e Analista de Metas Estratégicas da Secretaria.

O Carnaval me proporcionou muitas oportunidades profissionais e pessoais. 

Autora do Blog, Plumas, Paetês e Um Pouco Mais, da Turma da Coluna do Ancelmo Góis, no jornal O Globo on line, de 2009-2013, escrevendo sobre o cotidiano de uma passista-show e contando um pouco sobre a história de alguns personagens do Carnaval.

Idealizadora e Apresentadora do Programa Mulatas. Primeira mulher e apresentadora na condição de Passista/Mulata (representatividade e figurino) da televisão brasileira.

Uma série, com 13 episódios, que contava histórias de algumas Mulatas do Carnaval Carioca. Dessa forma, o programa Mulatas, extraía das entrevistas o posicionamento e influência da condição de ser passista na vida das mulheres selecionadas.

Queríamos brindar o público com uma visão que fosse além do fato de sambarem, serem mulheres e o que faziam fora do Carnaval, mas sem deixar de revelarmos também, pioneiramente, essas curiosidades sobre suas vidas. Emissora: Canal Brasil.

Uma das 13 personagens do documentário - Mulatas! Um tufão nos Quadris.

Eu, na condição de passista e geógrafa, abri com mais 3 amigos uma empresa de Diálogo e Inovação Cultural para projetos e consultorias relacionados ao Samba e Carnaval - a Nova Guarda Consultoria.

Entendemos o Carnaval como um processo sociocriativo capaz de desenvolver culturalmente e economicamente grupos de indivíduos. Acrescentamos a este ciclo, a percepção ambiental. Todo este potencial é compreendido por nós da NGC como coerente com a conjuntura atual, na qual o Carnaval se afirma como negócio, e é comercializado como produto. A partir de parâmetros ambientais, podemos gerar um dinamismo econômico e social e potencializar uma cadeia de serviços que desenvolve amplamente a economia criativa brasileira. Com esta ideia de empreendimento fui selecionada para o Programa de Empreendedorismo Shell Iniciativa Jovem - gestão de empreendimentos sustentáveis, fui premiada e recebemos o Selo de Empreendimento Sustentável 2014, 2015 e 2016.




Rafaela Bastos / Musa da Estação Primeira de Mangueira e da Nike ®, Geógrafa especializada em Gerenciamento de Projetos / Empreendedora / Comentarista de Carnaval / Palestrante /  Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora