Odoyá! Ensaios de Carnaval - Parte II

25/12/2016

Odoyá! Ensaios Carnaval

O dia em que "fui" Iemanjá... Parte II

Finalmente sobre representar Iemanjá... 

Não teria sentido aqui repassar todo o meu diário. Ficaríamos presos a uma história muito pessoal e que se renova anualmente. Dessa forma, de maneira genérica, versarei sobre esse cotidiano.

"Semana passada, 19 de janeiro, aconteceu o primeiro ensaio técnico na rua.Esse ensaio, até hoje, depois de 17 anos de escola e de ensaios, me traz fortes emoções. É um esgotamento! E nem um minuto desse ensaio pode ser desperdiçado. Nada passa despercebido. Os moradores nos acompanham em todos os segundos. Mais que isso, acompanham o que você representa e isso é o que mais me faz respeitar minha comunidade, acima qualquer questão de caráter pessoal. Dignificar estas pessoas que amam o pavilhão verde e rosa.

Desde que fiquei sabendo que representaria Iemanjá na avenida, nada do que eu faço pela Mangueira é indiferente a isto. Quero sua presença comigo no desfile, com o mesmo respeito que um filho de santo tem pelo seu Orixá.

E, para mim, este ano, entendo que tenho duas representatividades imensuráveis em meus pés, em meu samba: a Estação Primeira de Mangueira e Iemanjá.

Bom, voltando ao ensaio, eu queria muito fazer algum passo que aludisse, com clareza, à Iemanjá.

Não sei bem o porquê, resolvi fazer um movimento como se me olhasse em um espelho. Fiz este movimento repetidas vezes. Voltei para casa cismada, pois tenho outra religião e fiquei com medo de equivocar-me e perguntava para as pessoas: O espelho é de Iemanjá ou de Oxum? Todas as quais perguntei não souberam me responder...

Fiquei com essa dúvida, mas achando o movimento muito bonito e altivo, tal como uma Orixá mulher merece.

E pensava: espelho, para mim, é de Oxum, mas não sinto que estou fazendo errado (aqui um exemplo numinoso), tão pouco a relação com o espelho é vaidosa, como muito revelam as características de Oxum. A relação com o espelho era de poder. Refletia o meu poder, o do Orixá, que através de mim, refletia a luz na passarela e nas pessoas para a Mangueira brilhar, conforme trecho do samba:

"Faça um pedido à Rainha Iemanjá

Ilumine a Passarela

Pra minha escola passar"


26. de janeiro

No dia de hoje, 26 de janeiro, estou doente e não fui ensaiar. Mas, em casa, resolvi pesquisar sobre passos para representar Iemanjá.

E, para minha surpresa, lá estava ele: o Abebé! O espelho de Iemanjá. E, para minha surpresa, esse espelho reflete a própria Iemanjá ou seus instrumentos de poder: mar, abundância, criação... Exatamente como eu estava ensaiando.


Ainda estou pesquisando passos para a representar no meu samba, nos valores que carrego comigo sobre a festa, mas afirmo mais uma vez que é por mais. É por respeito ao Orixá e toda uma legião de religiosos afrobrasileiros e mangueirenses. É muita energia, meu povo!


Odoyá!!!!

02. de fevereiro

Hoje, 2 de Fevereiro.

Dia lindo! Dia de ensaio na Marquês e também dia de Iemanjá.Dia que eu vou testar meus passos e representação no palco do meu rito de alegria, entrega e consagração.

"É sangue, é suor

Religião

Mistura de Raças em um só coração

Um elo de amor à minha bandeira

Canta Estação Primeira."

Rafaela Bastos / Musa da Estação Primeira de Mangueira e da Nike ®, Geógrafa especializada em Gerenciamento de Projetos / Empreendedora / Comentarista de Carnaval / Palestrante /  Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora